À Sombra da Goiabeira

Project Description

Estilo: longa duração

Sinopse: A peça narra a história da ruptura na relação entre dois homens negros: um pai e um filho. Há cenas de ritos, memórias, desavenças, ausências e perdões. A temática da narrativa relaciona-se à ideia de paternidade. “Trata-se de grande ritual de enfrentamento, perdão e morte da figura paterna/patriarcal”, dizem os artistas.

A montagem, que encerra as comemorações dos 25 anos do Teatro Negro e Atitude, resultam da pesquisa que o grupo desenvolve, desde sua criação, ligada às manifestações da cultura popular brasileira de matriz africana, e ao seu emprego no fazer teatral o chamado “teatro negro” – desde o treinamento dos atores até a estética de seus espetáculos. Nesse estudo, a companhia investiga aspectos relativos a “textualidades, corporeidades e musicalidades existentes na cultura afro-brasileira”, num processo que denomina “descolonização do corpo”.

O coletivo entende as artes cênicas como “aliadas cruciais na construção da sociedade e, por consequência, do desenvolvimento intelectual humano”. Desde sua criação, em 1993, o Teatro Negro e Atitude busca desenvolver espetáculos teatrais de alto nível técnico, estética apurada e grande relevância sociocultural (uma preocupação ética)

O objetivo do grupo é “a construção de uma poética que traduza a riqueza cultural da diáspora” africana. Os artistas pretendem ainda “compartilhar os saberes” adquiridos em sua pesquisa – práticos e teóricos; ampliar acesso à informação sobre e história do negro no Brasil; e combater o racismo no país.

Ficha Técnica:  Texto e Direção: Marcus Carvalho. Atuação: Evandro Nunes substituindo Clécio Lima e Marcus Carvalho. Cenário: Clécio Lima. Figurino: Halyson Félix. Pesquisa Antropológica: Lorena Braga. Fotografia: Izabella Bontempo e Lorena Braga.


Foto: Denilson Tourinho

Project Details

Ano de estréia:

Data de inserção

1 de dezembro de 2019

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *