Banzo

Project Description

Nome do Grupo, Companhia ou Artista: Kiandewame Samba


Estilo: cena curta


Sinopse: Banzo é um estado de espírito que desenvolveu nas almas de pessoas pretas durante o tráfico transatlântico para as diásporas. Um desassossego espiritual cruel que assolava e assolam a existência negra pela tortura, fome, dor, a saudade de casa, tristeza e o não pertencimento - acarretando a morte. O causador dessa ruptura ainda opera e permanece nas estruturas de opressão, atormentando o negro pelo  racismo, a falta do espírito cristão, maus condições de vida, econômicas, levando a acreditar na sensação de "conforto" mantendo sua alma nas mãos de obra branca.

O experimento BANZO propõe trazer uma analogia dos efeitos da escravidão e o racismo, através do sequestro não apenas de nossos corpos mais da alma, da ruptura da terra, do poder das palavras modificadas, das negociações do negro como mercadoria e as mudanças de estado corpóreo para manter a hierarquização do esquecimento.

Ficha Técnica: Dramaturgia e atuação: Kiandewame Samba. Preparador cênico: Rodrigo Jerônimo. Preparador corporal: Dadier Aguilera. Auxiliar de direção: Suellen Sampaio. Trilha Sonora: Bruno de Oliveira. Produção audiovisual: Well Mendes. Construção do Cenário: Seu Tião.


Fonte: https://www.youtube.com/watch?v=zGcaL49OlxA e https://www.instagram.com/p/CULROVSsf9R/. Acesso em 22 de ago. de 2022.


Foto: Frame – YouTube Teatro Espanca - Arte no Centro

Project Details

Ano de estréia:

Data de inserção

6 de dezembro de 2022

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *