De Patangome na Cidade

Project Description

Nome do Grupo, Companhia ou Artista: Cia SeráQuê? Rui Moreira Cia de Dança 


Estilo: Espetáculo de longa duração


Sinopse: A performance De Patangome na Cidade foi apresentada pela primeira vez no ano de 1992. Concebida e protagonizada por Gil Amancio,  Guda e Rui Moreira, esta primeira aparição teve início dentro do Parque Municipal de Belo Horizonte e se estendeu pela avenida Afonso Pena como uma espécie de cortejo. Musica ao vivo e dança espontânea juntamente com o improviso eram os elementos dos jogos cênicos previamente acordados entre o trio de atuantes que protagoniza a cena desta performance.  Apresentado em teatros clássicos, espaços cênicos alternativos, ruas e parques em programações de performance, dança, teatro e música, ‘De Patangome...’ desenvolve se sob aspectos conceituais  em que a cena é tratada como instrumento de releitura de distintas manifestações culturais, explorando as relações interativas entre intérpretes, espaço e público.

A interação promovida por esta performance compara este espetáculo ao ato de sentar à beira de uma fogueira. É como se o som de chocalhos, do tamborilar de panelas, pratos, pedaços de madeira, mãos percussionando o corpo, o cantarolar de canções da memória coletiva, fosse criando identificações, cumplicidades, mexendo com as lembranças das pessoas e todos conjugassem o ato de ‘patangomear’.

Patangomear é um termo que deu nome a um anti método experimentado e aplicado neste processo de investigação artística onde o mais importante era o prazer de chegar a pequenas descobertas. O aprimoramento da comunicação entre artistas, técnicos e publico, neste processo se dava pelo despojamento e pelo compartilhamento irrestrito do material descoberto e apresentado no momento.

Esta performance inaugurou a trajetória do agrupamento que se auto intitulou Companhia SeráQuê?


Ficha Técnica: Elenco: Gil Amâncio, Guta e Rui Moreira.


Duração: 38 minutos


Foto: Divulgação

Project Details

Ano de estréia:

Data de inserção

8 de dezembro de 2018